Pular para o conteúdo

Agenda das Yabás:

Sabedoria Ancestral para Cada Dia do Seu Ano

Foi pensando no cotidiano sobrecarregado que, muitas vezes, drena nossa energia vital, apaga a nossa essência e nos leva ao adoecimento, que a Agenda das Yabás – Saber e Cura existe e é gestada desde 2016. 

Mais que um espaço para anotações e organização pessoal, ela é uma tecnologia ancestral, um convite para que o cuidado e a cura se tornem parte inseparável do seu dia a dia.


Saiba Mais

 Nutrindo seu Asé  

Organização e Cuidado Cotidiano 

Cada página da Agenda das Yabás é um convite para organizar sua rotina e, ao mesmo tempo, nutrir sua energia vital, seu asé

Já percebeu a diferença que faz ter um alecrim na porta de casa? Ou uma arruda? 

Cada planta tem sua presença, que é poderosa. 

Assim como as pedras, cristais e patuá. 

Tudo que existe tem uma energia. 


A Agenda das Yabás te convida a perceber e interagir com as energias que te cercam, a registrar suas experiências diárias, bioenergéticas e os cuidados que te sustentam. É um espaço para o autocuidado e o autoamor, tecendo um cotidiano de cura.



 O Futuro é Ancestral:  

Reconexão com Suas Raízes 

A ancestralidade é o solo fértil de onde brota nosso futuro. 

Nesta Agenda, você se reconecta com esse valor civilizatório afro-brasileiro, conforme apresenta o trabalho de Azoilda Loretto da Trindade, honrando a história de quem veio antes – a mãe da sua mãe, a mãe do seu pai, a mãe da mãe da sua mãe – para construir sua própria identidade e um futuro ancestral. 

É um mergulho na sabedoria que nos fortalece, lembrando que saber de onde viemos é crucial para a construção de quem seremos.


Adquira o Seu Exemplar

Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros, Azoilda Loretto da Trindade

A Força das Divindades Guiando seu Ori 

No coração desta Agenda, pulsa a força das Yabás – Orixás que guiam e inspiram o projeto. Leia sobre Iansã, Oxum, Iemanjá, Nanã, Obá, Ewá, Oxumarê e Otim. Compreenda o Ori, a cabeça que nos conecta a essas divindades, e a riqueza dos Orixás, Inquices e Voduns - que fundamentam a nossa espiritualidade. 

Esta Agenda é um convite para que a sabedoria ancestral dessas divindades guie seus caminhos e fortaleça suas escolhas, como ensinam os saberes de terreiro.


Conhecimento Para Descolonização do Ser 

A Agenda das Yabás é um convite à oralidade, à troca de saberes e à reflexão. Com referências de Renato Nogueira e Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, ela tece um caminho de descolonização do pensamento, valorizando a pluralidade e a autonomia. 

É um espaço para registrar suas experiências, suas curas e seus aprendizados, transformando o cotidiano em um ato de autopreservação e autoamor.


Veja Na Loja


Comece Sua Jornada de Cuidado Agora 

Se você busca uma ferramenta que te ajude a tecer um cotidiano de cuidado, estratégias de resistência e conexão profunda com sua ancestralidade, a Agenda das Yabás é para você.

Ela é o seu kit de sobrevivência para um ano de bem-viver. Adquira a sua e comece a nutrir sua força vital a cada dia.


Adquira Seu Exemplar


Sobre Agnes Karoline

Agnes Karoline de Farias Castro é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e tem mais de 10 anos de experiência em movimentos sociais e organizações do terceiro setor. Fundadora e coordenadora do projeto "Promotoras Legais Populares dos Pimentas", atua como educadora popular em gênero e direito à cidade. Foi Assessora do Programa de Proteção e Participação Democrática da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul e também Diretora Executiva da Amadi Technology, onde coordenou projetos de segurança da informação e cuidados digitais. Matrigestora do projeto Yabás – Saber e Cura, Agnes se dedica à promoção da saúde física e emocional de mulheres defensoras de direitos humanos, utilizando saberes descolonizados. Sou da comunidade tradicional conhecida como Dofona de Oya, integro o Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FonsaPotman). Estudante de Pós Graduação do Curso de Espacialização do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Unifesp.

O projeto Yabás – Saber e Cura, nasce a partir da atuação e envolvimento de mais de 15 anos, da sua criadora Agnes Karoline, em movimentos populares feministas à nível nacional, estadual e municipal, no qual observa que muitas mulheres, por viverem um cotidiano de numerosas atividades de cuidado, refletido em sobrecargas que as expondo a situações que impactam no seu adoecimento físico e emocional. Adicionada à essa realidade, há ainda o protelamento de atividades de bem-estar, lazer e ócio que são extremamente necessárias para o cuidado, principalmente com a saúde mental.